Notícias do mercado imobiliário
Quer saber quais são as oito maiores tendências para o mercado imobiliário em 2018?
1. Facilidade no crédito
imobiliário
A taxa Sistema Especial
de Liquidação e de Custódia (Selic) esteve em queda durante o ano de 2017
e promete chegar a 8% no próximo ano. Como esse índice é a taxa básica de
juros, sua diminuição auxilia o crédito imobiliário e dá mais recursos para o
consumidor.
Pequenos e grandes
investidores podem ficar atraídos pela poupança — que estará melhor
cotada — e isso pode aumentar a economia das famílias e o otimismo ao
poupar.
Uma dica para quem quer
conquistar a casa própria é ficar atento às oportunidades dos bancos e das
financeiras. Eles prometem facilitar ainda mais a vida de quem deseja adquirir
uma propriedade.
2. Aumento da renda para
o Minha Casa Minha Vida
As regras do programa
habitacional do governo federal foram atualizadas e agora o benefício
pode chegar a mais pessoas. Enquanto antes a renda familiar máxima era de
R$ 6,5 mil, hoje as famílias participantes podem receber até R$ 9 mil.
Além de o público-alvo
ter sido ampliado, o nível de confiabilidade no programa cresceu em razão dos
anos em funcionamento. Por isso, mais pessoas prometem se inscrever e tentar o
financiamento do governo para conseguir as tão sonhadas chaves da casa própria.
3. Queda da inflação
Especialistas afirmam que
a inflação pode chegar a 4,3% em 2018. O resultado dessa queda é que o
consumidor vai ganhar poder de compra. Com isso, o setor de
construção civil deve atrair novos investidores e estimular aqueles que querem
comprar o primeiro imóvel.
Outra vantagem da queda
da inflação é que as incorporadoras e as construtoras acabam aproveitando para
lançar novos empreendimentos. Isso movimenta a economia e facilita a
vida de quem aposta no mercado imobiliário.
Mais do que pensar em
novos empreendimentos, os empresários acabam oferecendo mais facilidades e
criam estratégias especiais para atrair mais pessoas.
4. Maior confiança do
consumidor
Depois de o mundo
experimentar uma crise econômica que obrigou as pessoas a pouparem para evitar
riscos, a retomada da economia faz o consumidor voltar a ter confiança e
procurar apostar suas economias em um empreendimento.
A queda das taxas e a
facilidade oferecida por empresas do setor imobiliário aumentam a confiança e
deixam o consumidor com todo o poder de compra e de barganha. Assim, a compra
de imóveis é facilitada e muitas unidades acabam sendo vendidas por um preço
menor.
5. Aperfeiçoamento do
marketing digital
O mercado imobiliário não
é feito somente das ações de compra e venda. Muitas imobiliárias, assim como
seus consultores e corretores, têm precisado se
mexer para atrair a atenção do consumidor digital.
Com essa mudança de
comportamento das pessoas, as empresas precisaram aderir às técnicas de
marketing digital, uma tendência cada vez mais em alta.
A ideia é oferecer uma
experiência diferenciada às pessoas que procuram por serviços imobiliários
— como conteúdo especializado e novas formas de interação com as empresas.
Por isso, em 2018 as empresas devem apostar ainda mais em sua presença
digital.
6. Modernização da
automação domiciliar
Na ânsia de atrair cada
vez mais compradores, as construtoras têm investido em tecnologia e outros
diferenciais em seus empreendimentos. Ao unir modernidade e sustentabilidade,
os conceitos de automação domiciliar e casa inteligente, por exemplo, ganham
cada vez mais adeptos.
É natural que a
consciência ambiental esteja em alta — por isso, o ideal é que as casas e os
apartamentos ofereçam segurança e respeito ao meio ambiente. Entre as
tendências cada vez mais utilizadas estão os controles de iluminação (que
possibilitam que os moradores definam a intensidade das lâmpadas) e o uso de
água de reúso.
Para o próximo ano, as
construtoras prometem aumentar a oferta de unidades inteligentes e de recursos
de sustentabilidade, segurança e conforto.
7. Uso de realidade
virtual
Já imaginou poder visitar
um apartamento que ainda nem foi construído? Essa é a aposta de incorporadoras e construtoras para
atrair compradores no próximo ano.
As empresas procuram
vender unidades imobiliárias ainda na planta, mas com uma experiência
diferenciada: o consumidor coloca óculos de realidade virtual e consegue
circular por um apartamento idêntico ao que será construído.
A ideia, além de atrair
os aficionados por tecnologia, ajuda as pessoas a entenderem como ficará
seu apartamento e ver se a unidade atenderá às suas necessidades. O tour
virtual de 360 graus também acompanha a tendência e permite que os
consumidores visitem os imóveis de forma realista e a qualquer hora do dia.
8. Criação de mais
plataformas imobiliárias
A criação de plataformas
imobiliárias também promete oferecer uma experiência ainda mais completa
para as imobiliárias que gostam de conhecer as novidades das imobiliárias virtuais.
Além de anúncios mais
atraentes, com realidade virtual e tour de 360 graus, as plataformas
imobiliárias oferecem atendimento exclusivo e on-line. O resultado disso é o
suprimento das necessidades da clientela de acordo com o imediatismo que o
mundo de hoje exige.
Outra funcionalidade das
plataformas imobiliárias é que elas integram site otimizado para vender imóveis
e softwares especializados no setor. Isso
facilita o trabalho dos corretores e, consequentemente, faz que o
atendimento ao consumidor seja rápido e efetivo.
Algumas plataformas
oferecem simulações de crédito imobiliário, envio de propostas e documentos
on-line e radar de imóveis para encontrar automaticamente o empreendimento que
mais se adequa ao perfil do cliente.
O mercado imobiliário é
um dos que mais movimenta a economia. Embora seja um setor que não sofreu
tanto com a crise econômica, promete recuperar o fôlego em 2018.
Entender sobre as
tendências do mercado imobiliário em 2018 é importante tanto para quem quer
seguir por esse caminho de investimento quanto para quem trabalha no segmento.
Atualizar-se é fundamental para oferecer um serviço de excelência.
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